quarta-feira, 28 de setembro de 2016

“Segue-me”

Quarta feira da XXVI Semana do Tempo Comum
28 de setembro de 2016

Evangelho de Lucas (9,57-62)

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.
 
“Segue-me”

O caminho para Jerusalém é o caminho da decisão. Entretanto, quem toma uma decisão precisa se colocar em movimento e não parar. Para caminhar, precisamos ter os olhos fixos no futuro. Nesse percurso, devemos ser desapegados, caminhar na liberdade e na leveza...
Muitos obstáculos são postos para a nossa decisão. O primeiro deles é a tentação do comodismo, que nos faz pensar que a realidade não pode mudar. O segundo, nos faz se apegar às coisas do passado. Diante disso, apegamos à coisas relativas, pesos inúteis para a subida...
O Senhor nos deixa na liberdade para segui-lo. Mas todo seguimento exige uma decisão. Toda escolha implica lutas e renúncias. O caminho pode não ser o mais agradável de todos, mas certamente nos levará à nossa Jerusalém: Caminho de cruz, mas também de ressurreição.

Qual decisão fundamental precisamos tomar em nossa vida?
Quais obstáculos temos encontrado nesse caminho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário